29/03/2011

Aulas de Informática para Crianças



Recebo muitos emails solicitando dicas, métodos, ajuda em geral de como trabalhar a informática com as crianças. Baseado nisso estou criando aqui um post sobre esse assunto no intuito de ajudar a todos que entram em contato comigo e principalmente aos iniciantes. Desejo que minhas humildes dicas possam auxiliar você caro(a) colega(a):

O que é preciso trabalhar com crianças da Educação Infantil e Anos Iniciais são primeiramente funções como: coordenação motora, estimular os sentidos, criar atividades e utilizar programas que trabalhem a criatividade, a imaginação, a concentração, etc... Pra começar o velho e bom Paint do Windows é um excelente programa para desenhar, pintar, colorir, basta vc selecionar um tema discutir com a turma e pronto, eles adoram... Simples assim! Temas referentes a datas comemorativas (7 de setembro "faça um concurso da melhor bandeira brasileira desenhada no Paint"), ou outros temas que na discussão com os pequeninos acabarão surgindo. Outro programa legal é o nosso bom Word, para trabalhar com as letras (caixa alta e cursissa - maiscula e minuscula) palavras, pequenos textos, mas não dê nada pronto pra eles ficarem digitando não (DIGITAÇÃO NÃO VALE), eles tem que criar algo, tem que haver um contexto, senão vira cursinho de digitação, e a proposta não pode ser essa. Peça a eles no Word, para digitar o nome dele, o do colega da direita, da esquerda...(trabalhando a lateralidade), faça ditados de A a Z, criar cartinha para as mães os pais (datas comemorativas), contar sobre o final de semana, as férias, viagens, carnaval, frases incompletas para eles completarem, enfim... lance um tema, discuta com o grupo e crie algo legal, eles vão adorar, fora isso (Paint e Word) tem o Powerpoint, onde você pode ensinar a inserir figuras (eles adoram trabalhar com figurinhas, imagens... também com relação a um tema) e eles criarem pequenas apresentações. Além de tudo isso você pode ir alternando com jogos educacionais na internet tem muitos para se baixar e também pra jogar on-line, mas tem que ser jogos EDUCACIONAIS, não pode ser qualquer jogo, peça a coordenação pedagógica da sua escola pra dar uma olhada antes nos jogos pra ver o contexto deles, geralmente são jogos de pintura, quebra-cabeça, jogo da memória, desafios com números e palavras, caça palavras, cruzadinhas, pinturas, histórias em quadrinhos, etc...

Espero ter ajudado um pouco à vocês!!!

Autora: Professora Silvia M D Almeida - Informática Educacional

Eu tenho muito material, atividades, prontinhas... mas estou com problemas no meu espaço no 4shared.com, onde eu possuia um disco virtual com muita coisa... enfim...

Estou preparando algo mais eficiente e seguro e postarei no blog EM BREVE. AGUARDEM!!!


GOSTOU? ENTÃO DEIXE COMENTÁRIOS AQUI NO POST OU NO MURAL DE RECADOS, TÁ? NÃO SAIA SEM COMENTAR, SEU COMENTÁRIO É MUITO IMPORTANTE PARA MIM!

MUITO OBRIGADA.

15 comentários:

Anônimo disse...

Muito Obrigado, suas dicas foram muito importantes.
Abraços

Anônimo disse...

O meu nome é Rennê e trabalho dando oficinas de informática para crianças, jovens e idosos.Estou a procura de material (atividades) para trabalhar com esses diferentes públicos.Adorei essa sua postagem e vou aguardar ansioso pelo material que vai postar, pois tenho ceerteza que vai me ajudar muito. Parabéns pelo seu blog está muito bonito!
Rennê Silva, Piquet Carneiro-CE

Elisângelo Freire disse...

Olá, o meu nome é Elisângelo (sou de Cabo Verde). Gostei muito deste texto e vai me ajudar bastante na realização e implementação do programa de formação de Informática para crianças do ensino básico. Parabens.

Anônimo disse...

Sou Ricardo do Estado da Bahia... Gostei muito... já me deu uma ideia... se tiver sugestão do linux educaional será bem vinda!!! obrigado e parabens...

Gospel MusicTube Downloads disse...

Olá, sou Analice (Estado da Bahia). Gostei muito... já me deu algumas idéias. Se tiver algumas sugestões do Linux Educaional será bem vinda!!! Obrigado e Parabéns...

Anônimo disse...

Gostei muito.. Parabéns

Anônimo disse...

Ola...meu nome é Elaine...gostei muito da suas sugestoes..estou lecionando informatica pra crianças e jovens e gostei das suas dicas...espero mais contribuiçoes suas...

Anônimo disse...

Adorei seu blog, vai me ajudar bastante, espero contar com mais postagens interessantes. Meu nome é Vera e vou assumir uma sala de informática para crianças, adolescentes e idosos, contarei com você.

Luis Lopes disse...

Olá sou de portugal e estou a preparar uma formação para o ensino básico e isto vai ser importantíssimo para mim .
obrigado pela dica .
agradecia que me mandasse por email mais sugestões porque preciso de mais algumas ajudas para o meu protejo .será possível que me possa ajudar ???
Gostava que me enviasse mais alguns topicos para eu ensinar as crianças

obrigado

j.lopes@fjg.pt

Anônimo disse...

Por ejemplo, muchos productos que contienen vitamina D como pescado graso, huevos y cereales tambin son fuentes ricas de vitamina B12 y varios estudios en el pasado han demostrado que sta puede proteger al cerebro.Hotel Features. [url=http://vuittonbagssale.webnode.jp]ルイヴィトン 長財布[/url] Obama's many denials of interest in seeking elected office herself, the question keeps getting asked.sacs Chanel, bien que ce soit un profil type, la surface de la performance! [url=http://vuittonbagssale.webnode.jp]ヴィトン バッグ[/url] (e) any inability of the winner to accept the prize for any reason;Finlande. [url=http://www.mulberryoutletukhome.com]mulberry outlet uk[/url] Une bannire identique sera aussi trouve dans la fermette abandonne.Guyane franaise. [url=http://www.mulberryoutletukhome.com]mulberry outlet uk[/url] on verra bien ce qu'ils vont nous proposer d'autre pour une rpartition plus juste .Para evitar la explosin del hidrgeno cuando se produce fuego o se realizan trabajos de soldadura, las lneas que van al equipo que se este reparando debe vaciarse y cerrarse en vlvulas. [url=http://ghdukstraightners.webeden.co.uk]ghdukstraightners.webeden.co.uk[/url] Celuici est libre de l'accepter ou de le refuser.These include: Intestine diseaseLiver diseasePancreas diseaseSurgical removal of stomachIncreased need for vitamin E should be determined by your health care professional.[url=http://www.lvlviloveu.com]louis vuitton pas cher[/url] In 1961 the British government extracted 125g of artificially created Pa from used nuclear reactor fuel, which represents the world's major stockpile of the element.Our guide explains it was not commissioned art, rather something he painted for himself as therapy to escape his tortured mind. [url=http://www.findbestmulberryuk.co.uk]mulberry sale[/url] Croatie (Hrvatska).The Majestic is a onestory residence encompassing 3,830 airconditioned square feet, four bedrooms, four baths, a family room with an adjoining dinette, living room, study, dining room and screen covered lanai.

aninha LS disse...

Adorei o seu blog :D Essas postagens me ajudaram muito. Obrigada!

Joyce disse...

Olá me chamo Joyce e gostaria de te pedir se tem algum material pronto para enviar por favor me envie para joy_conchal@hotmail.com

Carol disse...

Olá..
Sou professora de Informática em uma escola, e gostaria de alguns materiais para poder passar em aula. Se puder me enviar alguns pelo endereço carolina-zaparolli@hotmail.com agradeço.
Beeeijos :*

Anônimo disse...

Silvia amei tudo...estou dando aulas para crianças em um bairro carente..e alguns deles nem tem aceso a computador,queria algo bem basico e achei aqui..bjos

Anônimo disse...

Olá sou Ruth, professora de informática para jovens e crinças e adorei suas dicas, pois comecei a lecionar criaças a pouco e estava perdida. Obrigada!