23/04/2009

Dicas para dar aula de informática para crianças.

1- Trate os alunos de igual para igual. Eles não são menos e nem mais, e muito menos bêbes. Na verdade algumas dicas ajudaram a criar esse vínculo, como por exemplo, sempre quando for falar com eles, abaixe-se, ficando da altura deles.

2- Entender como funciona a cabeça das crianças é um outro fator importante. A experiência de conviver com uma criança é bem diferente de conviver com 3 ou mais crianças juntas, principalmente porque elas não entendem muito sobre o sentimento dos outros. Isso explica porque muitas crianças sempre partem para a agressão física (principalmente na 1ª e 2ª séries). Depois que elas entendem que um chute no outro é muito mais do que dor, elas param com isso.

3- Crianças são muito curiosas, principalmente por coisas que elas nunca viram! Ou seja, use o projetor ou datashow para mostrar alguma coisa, as vezes, … pois elas vão prestar mais atenção no projetor. e no Datashow, mas em compensação, se você tiver um micro quebrado, leve-o para a aula. Eles vão adorar mexer nele, tornando a aula bem divertida (tome cuidado para elas não se cortarem ou se espetarem em alguma parte do Gabinete)

4- Criança adora usar computadores para jogos, ou seja, aproveite isso ao seu favor. Existem vários jogos de matemática, português ou ciências bem interessantes. Fale com professor de cada área.

5- Não adianta mandar aluno para fora da sala de aula. Converse com ele tranqüilamente e mostre que ele está atrapalhando. Qualquer coisa peça intervenção da coordenadora, mas sem causar tumulto.

6- Antes de encarar a turma, é bom conversar com a coordenadora sobre TODOS os alunos. Além de você evitar “dar fora”, você pode ficar mais atento com os alunos que possuem débito de atenção ou outros problemas de aprendizado.

7- As primeiras semanas são o caos!!!! Procure identificar aqueles aluninhos que causarão problemas e não tire o olho deles.

8- Não adianta gritar! Para mim, o método que mais funcionava para parar com algum possível tumulto era ficar parado de braços cruzados na frente da sala sem dar nenhum piu. Alguém sempre falava “Gente, o Jonny está ficando bravo”. Acho que crianças tem medo de pessoas ficando bravo, mas não tem medo de pessoas bravas (por isso não adianta gritar)!

9- Seja amigo de seus alunos. Passe alguns recreios com eles, brinque com eles, etc. Mas evite dar liberdades em sala de aula (tomar suco durante a aula, por exemplo).

10- Assista Super Nanny! Parece uma dica boba, mas é bem interessante!

11- Nunca… eu disse NUNCA saia da sala com elas dentro!

12- Não adianta bloquear sites! Isso atiça ainda mais a curiosidade delas. Sempre quando você ver elas acessando sites inapropriados, converse com ela que você está em aula e que não é hora para ver isso.

13- Tenha um caderninho com todas as ocorrências.

14- Participe de todas as reuniões de pais.

15- Participe de todas as reuniões de professores.

16- Leia bastante! Normalmente na coordenação existem vários livros sobre didática para crianças.

17- O que me ajudou muito foi que eu só cuidava da parte de informática, enquanto a coordenadora infantil cuidava dos alunos. Ela sim pode te passar MUUUUUUUUUUUUUUUUITAS dicas de como tratar as crianças!

18- Caso você nunca tenha dado aula para crianças, peça para coordenadora estar presente! (se você não tem formação em licenciatura ou pedagogia, a presença dela ou até da professora de sala de aula é obrigatória).

19- Sempre que possível, monte seu cronograma de aulas em cima do cronograma de aulas de português X matemática.

20- A dica mais importante: Converse SEMPRE com a coordenação.

DICAS DO PROF. JONNY E EU ASSINO EMBAIXO!

6 comentários:

Ligia disse...

gostaria de saber qual plano de aula devo montar para\ alunos ate 10 anos como devo fazer pra que eles tenham interece pela aula

Ligia disse...

de informatica

Josi Passarelli disse...

Oiii Silvia, axei seu blog super interessante, me ajudou bastante com as dicas. E além do mais, uma gracinha, bem infantil mesmo,rsrsrs

jpmulheresnainformatica.blospot.com

João disse...

Legal gostei muito, vou dar aulas de informatica basica para alunos de 1º a 7º anos do ensino fundamental.

RhamonDownloads disse...

Queria saber como faço para dár aulas para crianças até 15 anos, Pois numca dei aula para ninguém. sei muito de informatica, mais ainda não sei por onde eu começo. preciso de ajuda o mais rapido possivel, pois queria saber um material bom e que eles se entecerem, vou dar aula na próxima quarta! mim ajudem....

Anônimo disse...

Oi Silvia! tbm me chamo Silvia...rs
Sou formada em tecnologia da informação, mas parei a muito tempo para cuidar das minhas filhas, agora estou tentando voltar para o mercado de trabalho e estou pensando dar aulas na educação infantil e fundamental, pois já dei aula para adolescentes em cursos, mas agora estou pensando em escola mesmo, o q preciso para dar esse inicio, me ajude!